Aracaju - SE

litoral aracajuFundada em 17 de março de 1855, a capital do estado do Sergipe possui uma área equivalente a cerca de 170 km². O seu Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), segundo o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), marca 0,794: o considerado médio. Aracaju foi a primeira capital geometricamente planejada. O Produto Interno Bruto (PIB) do município é de R$ 6,9 bilhões.

O relevo que encobre o território aracajuano é o de planícies fluviais e planícies marítimas. Em algumas partes, encontram-se tabuleiros sedimentares, faixas de terra planas e outras partes menos elevadas, formando as várzeas.

As temperaturas da região são registradas, em média, em 26º C. Nos meses entre janeiro a março, o tempo é quente. De julho até agosto, faz frio na capital. Ao final do período mais quente, adentrando no mês de abril, ocorre a época mais chuvosa. A estiagem castiga no mês de novembro e o clima da região é o tropical.

Os setores de indústria, serviço e turismo movimentam e geram receita para a economia da capital do estado do Sergipe. Aracaju conta com várias lojas, afixadas em seu centro comercial. Também é possivel encontrar hipermercados e shoppings centers.

Aracaju recebe grandes eventos culturais. Antes do Carnaval, a cidade festeja com o Pré-Caju, espécie de micareta que traz diversos artistas da música baiana. No mês de junho, período em que se comemoram as festas juninas, na Vila do Forró, com muitos grupos de forró.

Além dos eventos, o município tem diversos centros de cultura, museus, teatros, edificações. O primeiro arranha-céu da cidade foi inaugurado em 1958. A estrutura da cidade também possui bibliotecas, cinenmas, teatros, etc. A maior árvore de natal do mundo está localizada na capital sergipana.

Fortaleza - CE

prédio modernoCom uma área de 313,40 km², a capital do estado do Ceará é uma cidade de clima quente. Os termômetros, geralmente, marcam em média, 26º C. As temperaturas mais baixas passam pelo município no mês de julho. Janeiro e dezembro são os períodos com maior intensidade do sol. De agosto a janeiro o tempo é seco, abril é o mês chuvoso.

A vegetação que cobre o território é, na parte do litoral, o mangue e a restinga. A hidrografia da capital tem como rios principais: o rio Ceará, que cai na Praia da Barra do Ceará, o Maranguapinho, o riacho Pajeú e a foz do rio Pacoti. Fortaleza possui 15 praias.

De acordo com o PNUD, o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) de Fortaleza é 0,786, considerado médio. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a taxa de imigrantes que chegam para morar na capital do Ceará é bem elevada. No censo feito no ano 2000, existiam cerca de 2.500 imigrantes residindo no município. Os indicadores da Polícia Federal mostram que totalizavam mais de 8 mil.

Em 1799, quando o estado do Ceará se tornou independente da Coroa Portuguesa, a cidade de Fortaleza já era a capital. Tratando de dados econômicos, Fortaleza possui, segundo o IBGE, o segundo maior Produto Interno Bruto (PIB) da região, um total de 28,3 bilhões de reais, atrás apenas de Salvador, com 29,6 bi.

A economia do local é um dos mais importantes da região nordeste. O ramo do comércio é potência em Fortaleza. Existem imensos shoppings centers: Iguatemi, North Shopping, etc. A indústria não fica para trás, o setor da produção de têxteis, calçados, couros, peles e alimentos. As grandes empresas e os bancos do estado, também localizam-se na capital Fortaleza. O turismo é outro ponto forte da economia cearense.

A cultura e o patrimônio que tem a cidade de Fortaleza são bem ricos e diversificados. Construções como o Farol Velho, a Estação João Felipe são patrimônios históricos.

A cidade de Fortaleza é um celeiro para os artistas brasileiros. Vários humoristas, artistas, músicos saem da capital, exemplos como o Wellington Muniz, o Ceará, do Programa Pânico, Tom Cavalcante, está entre os mais excelentes humoristas e imitadores brasileiros. Fortaleza tem muita coisa a oferecer: esporte, cultura, paisagens bonitas, etc.

Maceió - AL

mar agitadoEm 16 de dezembro de 1839, foi inaugurado o município de Maceió. O “Paraíso das águas”, “cidade sorriso”, “Caribe brasileiro”, entre outros, como é chamada, possui uma área que equivale a aproximadamente 510 km².

A capital está coberta pela vegetação de mata atlântica e o clima é quente, tradicional das regiões tropicais, variando entre 21º C e 30ºC. O relevo predominante são as planícies litorâneas, os tabuleiros costeiros, baixas altitudes, que não atingem 100 metros.

O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), segundo o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), é considerado médio, pois as estatísticas mostram um valor total de 0,739.

Parte da economia da capital é encontrada em indústria. Além desse ramo, tem-se a agricultura, a pecuária e a extração de gás natural e de petróleo. Maceió possui diversas praias, o que movimenta o mercado tanto na área de serviços, quanto no comércio.

O Produto Interno Bruto (PIB) da capital é de cerca de nove bilhões de reais, sendo, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o 41º maior PIB do Brasil.

A cultura de Maceió é diversificada devido à riqueza de seu folclore. Festas como Caboclinho, Cavalhada, Chegança, Reisado, Quilombo e outros completam a bagagem da capital. O artesanato é um dos elementos que compõem a cultura.

É considerada capital da cultura e tem um acervo cultural ímpar. O Museu do Instituto Histórico e Geográfico de Alagoas, o Museu da Arte Brasileira, são alguns exemplos da riqueza de Maceió.

Natal - RN

mar azulFundada em 25 de dezembro de 1599, com uma área de cerca de 170 km², esta cidade possui um Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) médio, totalizando 0,788. De acordo com o IBGE, o Produto Interno Bruto da capital é equivalente a R$ 8,6 bilhões.

Lá, predominam as vegetações litorâneas, mata atlântica, mangues, dunas. O relevo que compõe a região natalense são as planícies do litoral, depressões e planaltos. A temperatura varia entre 21º C e 30º C e caracteriza o clima tropical úmido. É chamada de a “Noiva do Sol” porque há épocas em que a capital recebe 15 horas de sol.

O turismo e a indústria têxtil são as principais engrenagens da economia da capital potiguar. Prova disso, é o fato de uma das maiores lojas de departamentos do Brasil ter sua sede na cidade, a Riachuelo. Natal possui grande rede de super e hipermercados e shoppings centers. Na área turística, o destaque fica por conta de suas belas praias e pela qualidade do serviço hoteleiro.

Natal possui belas paisagens que encantam milhares de turistas todos os anos. A praia de Ponta Negra é uma delas. Os museus e memoriais culturais, bem como os monumentos e construções: O Forte dos Reis Magos, a primeira construção da cidade; a Coluna Capitolina, doada por Benito Mussolini, etc. O futebol e o futsal são os esportes mais praticados pelos moradores da capital.

 

Recife - PE

praia paradisíacaA capital pernambucana tem sua extensão estimada em cerca de 200 km². O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) da cidade é elevado e a taxa é aproximadamente de 0,857. Recife ocupa o quarto lugar no ranking das capitais com maior Produto Interno Bruto (PIB): cerca de 22 bilhões.

O relevo que cobre a região é de planície aluvial, manguezais e áreas alagadas. Por lá, passam cinco principais rios: o Jaboatão, Pirapama, Beberibe, Capibaribe e o Teijipió. A capital é conhecida como “Veneza Brasileira”, por causa da aparente semelhança com a cidade italiana. O clima da capital é quente e úmido, natural das regiões tropicais. A temperatura varia entre 25º C e 30º C.

O que movimenta a economia de Recife, em cerca de 60 por cento da receita, é o setor de comércio, seguido da área de serviços. Empresas como Accentrure, Microsoft, Motorola, Borland, Oracle, Sun e Nokia atuam no mercado e compõem o Porto Digital. As construções e o setor industrial tomam conta do outro percentual.

Recife é detentora de um imenso acervo de cultura. Lá, é possível encontrar diversos centros culturais, tais como: a Academia Pernambucana de Letras e o Teatro de Santa Isabel, o principal teatro da capital. Na área esportiva, o histórico Campeonato Pernambucano de Futebol é disputado desde 1915. Na área cultural, esse município é um celeiro de poetas e músicos.

Salvador - BA

resort paradisíacoSão Salvador da Bahia de Todos os Santos, nome dado na época de fundação, ou Soterópolis, traduzido do grego como: “Cidade do Salvador”, se tornou a primeira capital do Brasil. A capital baiana é a terceira cidade mais populosa do estado nordestino, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A cidade ocupa uma área de 706,799 km² e seu Índice de Desenvolvimento Humano é de 0,805.

A “Capital da alegria” foi fundada em 29 de março de 1549.

O clima da capital é o tropical atlântico e, por sinal, quente. As temperaturas variam, em média, entre 22ºC e 24ºC, sendo que a máxima registrada foi de 34,4ºC. O relevo é ocupado pelos vales profundos e as planícies. A vegetação que cobre o local é floresta tropical e a mata atlântica.

O setor de serviços ocupa mais de 50% da economia de Salvador. Em seguida, vêm os segmentos da indústria e da agropecuária. Salvador recebe muitos turistas. Quem vai para lá, pretende visitar não só as praias, mas para conhecer os locais históricos da cidade. O Pelourinho, é um bairro antigo conhecido e considerado um Patrimônio Cultural da Humanidade. Na cidade também é possível visitar pontos turísticos como o Farol da Barra, Mercado Modelo, Elevador Lacerda, etc.

Salvador é uma cidade com uma miscigenação cultural bem forte. Há influência de outros povos, principalmente africanos, em sua cultura. Na música, na religião, na culinária, Soterópolis mistura um pouco dos costumes indígenas, europeus, africanos. Vale lembrar que ela chama-se “Cidade Alegre”, que representa a felicidade da sua população e suas festas.

Na cidade sempre é realizado o ritual da Igreja de Nosso Senhor do Bonfim: a lavagem das escadarias. O Carnaval de Salvador, uma das maiores festas do país; e para os adeptos do Candomblé, existe o ritual feito no rio Vermelho, o Festival de Iemanjá, que costuma ocorrer no início de fevereiro. Esses são apenas alguns dos diversos eventos da capital baiana.

Primeira Capital do Brasil

Em 1510, um navio de origem francesa, que tinha entre seus tripulantes, Diogo Álvares, o Caramuru, naufragou. Na época, fundaram a capela de Nossa Senhora da Graça. Os portugueses chegaram à área por volta de 1536, após as divisões das capitanias hereditárias. Francisco Pereira Coutinho recebeu do El-Rei Dom João III, e então, fundou o Arraial do Pereira.

Os indígenas expulsaram Coutinho, que se refugiou em Porto Seguro. Logo depois, foi retaliado e servido numa festa de índios canibais. Em 1549, Tomé de Souza chegou com a missão de estabelecer a cidade-fortaleza de São Salvador, a Primeira Capital do Brasil. Esse título durou até 1763, quando foi substituída pelo Rio de Janeiro.

São Luís - MA

barcos no píerSão Luís é considerada uma cidade histórica e turística. Seu nome surgiu em homenagem ao rei francês Louis IX, que também era conhecido como Saint Louis IX (São Luís) e considerado o patrono da França. Criada em 1612, foi a única capital fundada por franceses no país, mas foi colonizada pelos portugueses.

Possui 827,141 km² e um Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), em 0,778, considerado médio. Se comparado aos números do estado do Maranhão, é um IDH alto.

O clima tropical quente e úmido atinge temperaturas, nos meses mais quentes, entre 29ºC e 32ºC. As mínimas alcançam entre 20ºC e 23ºC. Lá, existem dois períodos: a época da seca, de agosto a dezembro e a chuvosa, de janeiro a julho.

Os principais rios que passam pelo município de São Luís são: o rio Anil, o Pimenta, o Maracanã, o Bacalhau, Tibiri, o Paciência, o Bacanga, Calhau, Coqueiros e Cachorros. Os turistas que visitam a cidade procuram suas praias de São Luís.

A vegetação que cobre a região é a litorânea, na maioria e, há também, a presença de manguezais. O relevo é de planícies litorâneas. Em determinadas áreas, a vegetação é formada por baixadas alagadas, dunas e extensas praias.

A economia de São Luís superou outros estados brasileiros até meados do século XIX. O Porto de Itaqui é um dos mais movimentados em nível mundial. O setor industrial é uma parte forte da economia ludovicense. O turismo e os serviços também dinamizam a receita do município.

Conhecida também como a “Capital Brasileira da Cultura”, São Luís teve seus anos de ouro da cultura. O bumba-meu-boi, o Tambor de Crioula, Cacuriá são algumas das manifestações que acontecem na capital do Maranhão. Museus e teatros compõem esse acervo e mantêm o título da cidade.

Construções históricas como Palácio dos Leões e Teatro Arthur Azevedo completam a ideia. Um dos maiores e mais famosos títulos da cidade é ser chamada de “a Jamaica brasileira”, devido à influência do reggae na capital.

Teresina - PI

A cidade de Teresina tem uma extensão de aproximadamente 1.500 km². O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) da capital piauiense é médio: 0,783. O rio Parnaíba separa a cidade de Teresina do município maranhense de Timon. Além dele, o rio Poti passa pela região teresinense.

A temperatura média de Teresina é de aproximadamente 27º C, mas a temperatura pode variar de 20º C a 35º C. O relevo predominante da região é a depressão e, em outras partes, é possível encontrar terrenos planos. A vegetação que cobre o local é de mata dos cocais, cerrados, cerradões e mata atlântica.

Teresina é uma homenagem a imperatriz Teresa Cristina Maria de Bourbon, esposa do imperador Dom Pedro II. Na contração dos nomes Teresa e Cristina, o resultado foi a denominação Teresina. Ela foi escolhida como capital do Piauí em 16 de agosto de 1852.

A indústria gera a maior parte da receita de Teresina. Os principais setores são: alimentos, produção de têxtil, montadoras, indústrias de bebidas, medicamentos e cerâmica. Todas elas geram muitos empregos, devido às exportações nacionais das mercadorias teresinenses. Há também uma expansão no setor de construção civil e no segmento de serviços.

Os teresinenses recebem vários eventos anualmente. Teresina Fashion: oportunidade de exposição dos produtos de moda. O Piauí Pop, outra festa recorrente na capital é realizada no mês de julho e reúne milhares de pessoas. Também há vários eventos envolvendo a produção de artesanato e imagens de santos esculpidas em madeira.

Existem várias bibliotecas públicas e museus na região. Teresina também é conhecida como a “Capital Verde”, por causa do seu patrimônio natural preservado.